domingo, 29 de novembro de 2015

PESQUISA ELEITORAL É FUNDAMENTAL PARA O MARKETING DE CAMPANHA VITORIOSO

INPEA - Instituto de Pesquisa Araguaia.
As mudanças na Legislação Eleitoral em especial a redução do tempo de campanha de noventa para quarenta e cinco dias, faz com que o planejamento estratégico que já era importante, seja de vital importância para uma candidatura vitoriosa no pleito de 2016.

Agora é preciso mais do que nunca, chegar à campanha eleitoral com tudo pronto, não é possível organizar muita coisa com o período reduzido. Agora o tempo é mesmo só para a campanha, tudo tem de chegar planejado com antecedência oportuna. O pneu da bicicleta não pode mais ser trocado com ela em movimento, o tempo é curto mesmo.

Uma candidatura majoritária ou mesmo proporcional, a prefeito e vereador, não pode ser construída numa “viagem às escuras”, é preciso pisar em solo firme e observas às claras cada movimento ao redor do ambiente eleitoral no município como um todo no caso de candidato ao executivo ou base específica de determinado candidato ao legislativo.

Somente um planejamento estratégico eficiente calcado em informações sólidas e conhecimentos reais do cenário onde o pleito está sendo realizado, com medições freqüentes do humor do eleitorado, e acontecimentos inesperados, é que garantirá a vitória nas urnas, o objeto da candidatura.

Para o planejamento de campanha, alguns fatores são considerados como a candidatura em potencial, equipe e estrutura de campanha disponível, recursos assegurados e os possíveis de serem carreados, e o eleitorado alvo.

O marketing de campanha se insere no contexto como ferramenta fundamental interagindo com as pesquisas eleitorais como suporte necessário para o seu sucesso. A pesquisa eleitoral é a lupa que revela informações escondidas e que ajudam na caminhada da equipe de marketing da campanha vitoriosa. Não é possível fazer marketing de campanha, ou mesmo a campanha em si sem pesquisas que oriente passos a serem dados.

As pesquisas eleitorais nunca erram. É a ferramenta que desvenda o cenário, mostra por onde e como caminhar. A pesquisa busca e revela o pensamento do eleitorado, diz a opinião formada no momento sobre a candidatura, sobre todas as candidaturas.

A pesquisa eleitoral não serve só para mostrar quem está na frente, ou quem está ganhando as eleições, ou perdendo. Muitos ainda não conseguiram aproveitar desta ferramenta o auxílio forte que ela oferece no planejamento estratégico e marketing de campanha.

Com informações reais sobre o pensamento do eleitor, anseios e idéias, tendências e intenções, pode ser traçado um plano vitorioso, que retire das cinzas uma candidatura com potencial, mas caída, e a leve ao topo. Como caminhar uma estrada sem enxergar por onde andar? A pesquisa eleitoral mostra ao candidato e à sua equipe de planejamento como e por onde seguir.

Investimentos em pesquisa eleitoral resultam em economia na campanha. É possível gastar menos quando se sabe como gastar, e onde gastar. A pesquisa mostra ainda quando gastar mais, ou quando não adianta gastar, o momento exato de parar e economizar, em caso de um projeto mal sucedido.

A pesquisa eleitoral é fundamental na construção de uma candidatura. Qualquer candidato que se preze deve contratar uma conceituada equipe de pesquisas para seu assessoramento.

Não é possível mais tocar uma campanha eleitoral à moda antiga, guiado pela sorte ou pelo oportunismo. O candidato deve entender que seus adversários podem estar usando os recursos oferecidos por este instrumento que é a pesquisa eleitoral, e sair assim na sua frente com o conhecimento da realidade e se movimentando de forma correta junto ao eleitor e caminhando para vencer a eleição que seria sua.

INPEA - Instituto de Pesquisa Araguaia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário