O ano de 2012 é ano de eleições municipais e o tema já é pauta de muitas conversas, tanto nos partidos políticos quanto nas rodas de amigos. As lideranças políticas, comunitárias, religiosas e classistas, de olho no pleito que se avizinha, se preparam buscando meios de alavancar uma provável candidatura. Nada mais salutar. No entanto, além da paixão pela arte da política, deve o cidadão estudar com cuidado essa possibilidade e procurar meios de viabilizar a candidatura, através de sua própria liderança e ajuda de outros líderes e apoiadores. Tudo isso não pode deixar de passar, de forma nenhuma, por um estudo e planejamento minucioso desta candidatura, e principalmente, da sustentabilidade da mesma.
O calendário eleitoral de 2012 começa a sua contagem regressiva oficial ainda no mês de Setembro deste ano, quando se definem as filiações partidárias, que por força da lei eleitoral, pode ainda ser feita no prazo de um ano antes da data da eleição. Mas, antes de se definir o partido pelo qual se pleiteará um mandato nas próximas eleições, pode já ser feito alguns procedimentos que serão delineados através de um planejamento estratégico. Este planejamento envolve, sem nenhuma dúvida, algumas ações práticas e possíveis que irão dar base para um projeto eleitoral sólido e vencedor.
Se é essa a sua pretensão, então comece com um arrojado planejamento estratégico, que pode ser feito em conjunto com uma equipe de assessoramento, profissional ou mesma de amadores, mas com pessoas confiáveis e conhecedoras do assunto eleitoral. Nessa equipe, duas figuras são essenciais: um advogado e um contador e somando-se a estes, um número ilimitado de voluntários e colaboradores que irão atuar em diversas áreas quando a campanha ganhar as ruas, já no período permitido pela legislação. Há de se ressaltar que os dois profissionais mencionados começam atuar já no período pré-convencional, que antecede a campanha propriamente dita.
Mas, de tudo isso que estamos falando, o mais importante mesmo é o planejamento de ações que, desde já já, podem ser implementadas e que irão ser de primordial importância para o sucesso da candidatura.
Você sabe fazer um bom discurso político ou sabe falar em público, mais ou menos? Pois bem, esse é um problema que pode já ir sendo resolvido desde já. Falar em público talvés seja o bicho-papão, o terror dentre todas as dificuldades enfrentadas por muitos candidatos. Mas que se resolve facilmente, com dedicação e prática, através de várias técnicas e dicas que podem ser adquiridas em cursos, palestras e livros. Falar bem em público, ou pelo menos, saber não comprometer uma boa candidatura por uma fala mal colocada, é possível para qualquer um que queira enfrentar a questão. Existem muitas opções, e, entre elas, a apostila que oferecemos e que pode ser adquirida através de e-mail com pagamento através de boleto bancário. Dá então para perceber que é necessário um assessoramento profissional, através de livros, cursos ou outras formas didáticas, sem necessariamente ter de contar com a presença física de pessoas habilitada para tal, o que encareceria bastante os custos da campanha.
E o plano de governo, ou plataforma política, a idéia a ser defendida pela candidatura? É preciso ter uma proposta, um projeto, um ideal a ser defendido perante o eleitorado. É preciso definir a área de atuação e os setores profissionais e sociais que deverão serem penetrados nesta busca pelo voto. A sua área de atuação é suficiente para dar o quantitativo de votos que garantirão a eleição, ou é preciso localizar outros setores possíveis de penetração? Então podemos afirmar que um estudo da atual situação, com pesquisas quantitativas e qualitativas, sondagens e levantamento de informações de forma diversas é que darão condições de definição de um plano convincente, tanto de governo ou atuação parlamentar, mas também de campanha. Nota-se que um assessoramento técnico e de marketing pode ajudar bastante, e existem diversas formas para isso. No planejamento de recursos disponíveis para a campanha, desde já, é necessário reservar quantias consideráveis para a contratação de pesquisas eleitorais e também de assessoramento de marketing.
Então tá aí, um tripé de ações importantes a ser estabelecido: Planejamento, pesquisas eleitorais e plano de governo ou atuação parlamentar. Isso e mais um pouco já deve ser estudado e colocado em ação desde já e, com certeza, irá fazer da sua, uma candidatura vitoriosa!
Nenhum comentário:
Postar um comentário