domingo, 24 de março de 2019

PESQUISAS ELEITORAIS GUIAM PARA A VITÓRIA NAS ELEIÇÕES DE 2020

INPEA - Instituto de Pesquisa Araguaia.
Passadas as eleições de 2018 ganham evidências as eleições municipais de 04 de outubro de 2020 quando serão eleitos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores em todos os 5.568 municípios brasileiros.

Com a redução do prazo de filiação para seis meses antes da eleição, o acirramento das articulações municipais certamente ocorrerá mesmo até 04 de abril de 2020, último prazo para a costumeira troca de partidos pelos pretensos postulantes a cargos eletivos.

PESQUISAS GUIAM PARA VITÓRIAS

Mas o planejamento estratégico pelos partidos ou mesmo pelos supostos candidatos já começa com conversações políticas, levantamento de necessidade nas cidades e orientações políticas. 

As pesquisas eleitorais, ou de opinião pública, são timoneiras na orientação de rumos políticos a seguir por parte dos que pretendem entrar na disputa. As pesquisas são sensores que revelam o desejo e opinião da população acerca do desempenho de algum cidadão prestes a se lançar candidato, não é possível mais uma candidatura sagrar-se vitoriosa sem este valioso instrumento de planejamento estratégico.

ELEIÇÕES MUNICIPAIS: FIM DAS COLIGAÇÕES PROPORCIONAIS ENTRA EM VIGOR EM 2020

As coligações para as candidaturas a vereador deixarão de existir nas eleições municipais de 2020. As coligações valerão apenas para cargos majoritários, ou seja, prefeito e vice-prefeito.

Serão eleitos os candidatos mais votados dentro dos seus partidos, mas é preciso que o partido alcance o quociente eleitoral. As cadeiras na câmara serão divididas de acordo com a votação proporcional obtida entre os partidos que alcancem o quociente eleitoral, e daí aos candidatos mais votados dentro dos partidos. Para simplificar, a regra que valia para as coligações que deixaram de existir, valem para os partidos que alcançarem o quociente eleitoral.

* INPEA - Pesquisa Araguaia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário